CASO NA UPA SÃO BENEDITO – MÉDICA GARANTE QUE HOUVE “UM MAL ENTENDIDO”

Médica emite nota de esclarecimento e afirma que “em momento algum a mãe foi obrigada a deixar o filho sozinho do lado de fora”
Um dia após a divulgação do vídeo gravado na UPA São Benedito e que gerou uma enorme repercussão, a médica pediatra Dra. Cláudia Herrera, emitiu uma nota de esclarecimento onde afirma que houve um mal entendido. “Em momento algum a mãe foi obrigada a deixar o filho sozinho do lado de fora. Muito menos foi solicitado a ela que fechasse a porta na frente dele. O que aconteceu foi um enorme mal entendido da mãe, ao me ouvir dizer que era melhor uma das crianças esperar o atendimento do irmão acabar”, garante a médica.
Leia a nota, na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Sobre o vídeo gravado durante meu plantão na ala pediátrica da UPA São Benedito, em Santa Luzia, no dia 4 de janeiro de 2022, gostaria de esclarecer alguns pontos.
1 – Neste dia, por volta das 21h30, atendi uma mãe que trouxe seu filho com problemas respiratórios. Junto com eles, estava também o filho mais velho, que também seria atendido por mim. Para que houvesse um atendimento mais cuidadoso, perguntei a mãe se ela teria como deixar um dos filhos com algum acompanhante do lado de fora do consultório. Assim, a própria mãe retirou o garoto do consultório e o levou pra fora, fechando a porta em seguida. Momento esse que foi gravado o vídeo. Só quando finalizei o atendimento do irmão mais novo, pude constatar que a mãe havia deixado a criança com uma mulher desconhecida na área de espera. Inclusive, chamei a atenção da mãe por tal atitude e solicitei a entrada do outro garoto para realizar o atendimento dele.
2 – Em momento algum a mãe foi obrigada a deixar o filho sozinho do lado de fora. Muito menos foi solicitado a ela que fechasse a porta na frente dele. O que aconteceu foi um enorme mal entendido da mãe, ao me ouvir dizer que era melhor uma das crianças esperar o atendimento do irmão acabar.
3 – Neste dia, a UPA São Benedito contava com apenas 2 pediatras de plantão, para fazer cerca de 45 atendimentos. Mesmo assim, continuamos atendendo a todos com o máximo de atenção e cuidado, chegando ao final do meu plantão sem nenhuma reclamação relatada.
4 – Gostaria de lembrar que, este ano eu completaria 13 anos de serviços prestados na UPA São Benedito, sem jamais ter tido qualquer ocorrência ou reclamação. Foram 12 anos de extrema dedicação e carinho por funcionários e pacientes e pais, que sempre receberam de mim a atenção e os cuidados dos quais fazem parte o meu juramento como médica, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas e conhecidas no sistema de saúde público.
5 – Assim, me coloco à disposição dos órgãos de imprensa para prestar qualquer informação que seja necessária para que essa terrível situação seja esclarecida e, principalmente, que a criança envolvida não seja prejudicada.
Sem mais, obrigada
Dra. Claudia Herrera
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *