VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 TEM NOVA ESTRATÉGIA
|Prefeitura divulga nova estratégia de vacinação contra a covid-19
A Prefeitura de Santa Luzia, seguindo orientações do Ministério da Saúde, está aderindo à nova estratégia de vacinação contra a covid-19 para o ano de 2024.
De acordo com a Prefeitura, a partir de agora, doses de reforço da vacina devem ser ministradas apenas para os grupos prioritários. Ou seja, entre a população geral, aqueles que já tiverem recebido no mínimo duas doses do imunizante não precisam de um novo reforço.
Pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos também devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente a cada seis meses. Já pessoas vivendo em instituições de longa permanência; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente uma vez por ano.
Vale ressaltar que, a partir dos 5 anos de idade, as doses de reforço só são recomendadas para quem faz parte de algum grupo prioritário, respeitando a determinações para cada um.
A vacina contra a covid-19 passou a ser considerada vacina de rotina e, por isso, todas as doses deverão ser registradas no e-Sus.