Estado retoma Mesa de Diálogo e Negociação com as Ocupações

O Governo de Minas Gerais retomou, nessa terça-feira (18/10), as atividades da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais e outros grupos envolvidos em conflitos socioambientais e fundiários.
A primeira reunião, já sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), discutiu a situação das Ocupações da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória).
Crédito: Carlos Alberto / Imprensa – MG  Reunião - reintegração de posse da granja do Izidoro
Crédito: Carlos Alberto / Imprensa – MG
Reunião – reintegração de posse da granja do Izidoro
 
A coordenadora da Mesa de Diálogo e chefe de gabinete da Seplag, Lígia Pereira, anunciou, durante a reunião, que o governo mineiro vai instalar duas câmaras setoriais para dar maior agilidade à resolução do conflito. Uma delas vai tratar do cadastro das famílias que vivem nas Ocupações da Izidora – um dos grandes impasses que impedem a construção de um acordo pacífico.
A outra câmara setorial vai tratar das questões técnicas do empreendimento previsto para ser construído no local (Programa Minha Casa, Minha Vida). “A ideia é detalhar as questões que ainda geram dúvidas e, dessa maneira, trazer mais esclarecimento. “Vamos estar em permanente conversa”, afirmou a coordenadora.
 
Também participaram da Mesa de Diálogo representantes de movimentos sociais, entidades, universidades, Direcional Engenharia (dona do terreno ocupado pela Izidora na divisa entre Belo Horizonte e Santa Luzia), Sedese, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda), Secretaria de Agricultura, Secretaria de Casa Civil, Advocacia Geral do Estado (AGE), Cohab e Ruralminas.
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *