FEBRE MACULOSA – SAIBA COMO EVITAR O CARRAPATO

FEBRE MACULOSA

A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria que é transmitida pela picada de carrapato infectado, principalmente pelo carrapato estrela. Nesta última semana, a doença provocou a morte de quatro pessoas que estiveram em uma fazenda na cidade de Campinas, no interior paulista. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

DICAS

O ideal é evitar estar em locais onde haja exposição a esses bichos ou adotar algumas medidas para quando estiver visitando alguma dessas regiões silvestres, de mata, fazendas, trilhas ecológicas ou de vegetação alta.

O Ministério da Saúde indica que, ao visitar uma dessas regiões de maior risco, a pessoa utilize roupas claras, que ajudam a identificar mais rapidamente o carrapato, que tem cor escura. Também é importante usar calças e blusas com mangas compridas e utilizar botas. Se possível, diz o ministério, deve-se prender a barra da calça à meia com fita adesiva.
Outra indicação é que pessoa utilize repelentes. Outra medida importante é evitar carrapatos nos animais de estimação.
Caso encontre carrapatos aderido ao corpo, é importante que a remoção seja feita com uma pinça, e não e não com os dedos. Também é importante não encostar objetos aquecidos ou agulhas para retirar o bicho. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.

A procura pelo serviço médico deve ocorrer rapidamente, assim que surgirem os primeiros sintomas da doença, que costumam aparecer entre 2 e 14 dias após a picada pelo carrapato infectado.

Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da Febre Maculosa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

 

 

 

 

 

 

#jornalvirounoticia #jornalismo #febremaculosa

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *