MESMO SEM PASSAR PELO MÉDICO, PACIENTE SAI DE UBS COM RECEITUÁRIO E ATESTADO

PACIENTE SAI DO POSTO DE SAÚDE COM RECEITUÁRIO E ATESTADO, ASSINADOS POR MÉDICO, MESMO SEM TER SIDO ATENDIDO PELO PROFISSIONAL

 

Nessa quinta-feira (14/9), fomos procurados pela esposa de um paciente que alegou que ele foi atendido na UBS do bairro Córrego das Calçadas por uma enfermeira. Ainda de acordo ela, sem sequer passar pelo médico, o marido, de 31 anos, que apresentava febre alta, dores pelo corpo e fraqueza, recebeu um receituário e um atestado médico, ambos com o carimbo e a assinatura do Dr. Richard Fernandes de Sousa, médico da estratégia de saúde da família, que atende naquela unidade. “E a pessoa que o atendeu, disse que o meu marido estava bem”, disse.

Desconfiado e não satisfeito pelo atendimento, o casal se dirigiu até uma clínica particular. “Mesmo sem poder, optamos por pagar uma consulta. O meu marido queixou dos mesmos sintomas, e foi diagnosticado com a garganta inflamada e os peitos estão bem cheios. Por isso o motivo da fraqueza, pois ele não aguentava ficar de pé, somente deitado. O médico particular deu o atestado de três dias de repouso, diferente do outro, que nem teve contato com ele e deu um dia de atestado e outros medicamentos”, disse a esposa, revoltada.

Diante da denúncia, nesta sexta-feira (15/9), fomos até ao posto de saúde e conversamos com o médico, Dr. Richard. Ele afirmou que a pessoa que fez o atendimento ao paciente, não é uma enfermeira. Trata-se de uma acadêmica de medicina, prestes a formar. E que ela estava ali, na unidade, atendendo aos pacientes, sob a supervisão dele.

Indagamos ao Dr. Richard se ele teve contato com o paciente. De pronto, ele afirmou que não. Perguntamos se era uma conduta correta, uma futura médica, fazer o atendimento, em uma sala separada e após a consulta, repassar ao paciente receituário e atestado médico com o carimbo e a assinatura dele. Para a nossa surpresa, o médico afirmou que “é uma prática comum que não acontece somente neste posto de saúde. Acontecem em vários aqui em Santa Luzia” e que mais questionamentos deveriam ser feitos ao seu coordenador. Diante da afirmação do profissional que não atendeu o paciente que saiu do posto com receituário e atestado médico, assinados por ele, fomos então até à secretaria municipal de saúde.

Na oportunidade, o coordenador-médico, acompanhado da secretária de saúde, Nádia Cristina Tomé, lamentou o ocorrido e afirmou “Foi uma conduta infeliz, inapropriada e que não corresponde com a proposta do termo de estágio. Essas atitudes todas, foram uma irresponsabilidade. Ainda vou além. Se é desse jeito que o Dr. Richard lida com os acadêmicos, como ele lida com os pacientes também?. Nós vamos tomar uma atitude, isso eu te garanto”, afirmou o médico coordenador, Dr Rafael Salazar que ainda explicou, qual deveria ter sido a conduta correta do médico. “O paciente passa pelo acadêmico, e é atendido. O médico tem que ir até à sala, avaliar o atendimento do acadêmico, conversar com o paciente e estando tudo de acordo, ele então carimba e assina o receituário e o atestado médico. Isso não dura mais do que três minutos. E essa denúncia, demostrou que o Dr. Richard, não fez nada disso”, disse.

A secretária de saúde, Nádia Tomé, também lamentou a atitude do médico. “Não tem problema algum, o usuário do sistema de saúde quando é atendido, ser informado de que se trata de um acadêmico. A gente desenvolve aqui um serviço de ensino acadêmico muito interessante em Santa Luzia. Não é ele quem vai atrapalhar um trabalho de quatro anos que a gente tem aqui”, garantiu a secretária.

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